SÃO PAULO – A filósofa Marilena Chauí, única brasileira viva a ganhar o nobel de filosofia, voltou a defecar pela boca criar polêmica esta semana.

Dessa vez, Chauí disse que “quem defende a família é uma besta”.

A professora, que é oriunda de uma família de classe média, se tornou alvo de críticas por conta da declaração, sobretudo por tê-la proferido em uma palestra para estudantes do ensino médio de uma escola de classe média, que Chauí tanto odeia.

Chauí, no entanto, não contava com a astúcia da turma do fundão, que no momento em que foi facultada a palavra para a plateia, questionou, por meio de um dos presentes, “se quem defende a família é uma besta, quem defende o PT é o que?”

Sem conter um misto de irritação e constrangimento, Chauí redarguiu que “o questionamento denota a influência da ideologia burguesa na formação do caráter do autor da pergunta” e devolveu uma pergunta:

“Se você não faz parte do proletariado, o que está fazendo aqui?”

Comendo cu de curioso”, respondeu o estudante que, em seguida, foi ovacionado pelos seus pares.

O jovem foi suspenso da escola por uma semana e ainda poderá responder processo socioeducativo, uma vez que Chauí classificou sua conduta como “misógina e sexista”.

O estudante, por sua vez, disse que “sexismo com ela só é possível na categoria abstinência”.

O incidente levou vários intelectuais – entre os quais estão a senadora Fátima Bezerra e o músico Tico Santa Cruz – a fazerem um abaixo-assinado no qual atestam que “quem defende o PT não é besta”.

19 COMMENTS

  1. Se a Marilena Chauí é socialista de verdade, devia socializar seu salário com os proletários.

    Mas isso ela não faz.

    Não existe gente que goste mais de dinheiro do que socialista.

    É por isso que tem tanto blog por aí chorando por que acabou a mortadela.

  2. Quem defende a família e tem amantes como o Feliciano é um hipócrita. Também e hipócrita quem tira uma frase do contexto para condenar um palestrante.

  3. Sinto muito, Chauí, mas a senhora é hipócrita. O papel de filósofo sempre foi desempenhado por pessoas da classe média. Sua origem é da classe média, sua profissão também.

    O Brasil é cheio desses sofistas. Defender uma realidade da qual é distante é fácil. Fazer pronunciamentos e palestras defendendo a classe inferior é mais ainda. Fazer parte de sindicatos é o mesmo que fazer campanha política: prometer, exigir e não fazer nada, já que não é ela quem irá passar pela aquela realidade.

    O aluno foi mal educado? Foi. Ignorante? Idem. Mas a resposta dela, dizendo que ele estava no lugar errado é o cúmulo de quem é militante de ideologia para cegos. Não lembra um antigo líder austríaco, que viveu na Alemanha, chamado Adolf?

    Sou mente aberta. Nos dois primeiros anos de ensino médio, nas aulas de filosofia e sociologia, dentre os textos bases quase sempre tinham um da Marilena Chauí. Estudei a historia toda sob o ponto de vista neutro da filosofia e sociologia. De esquerda à direita, de Tales de Mileto a Sérgio Cortella, passando por Marx e Mises.

    Ideologia, não tenho nenhuma. Sei que o momento histórico é quem define a doutrina adequada. Não é o caso, no momento, da defesa dos trabalhadores. Temos sólidos diretos trabalhistas. O que precisam é de serem defendidos e evoluídos, já que grande parte das pessoas sequer é registrada em carteira, e não serem usados como escada para defender doutrinas cegamente.

    Estou condenando o PT e esquecendo dos outros partidos, aka, PSDB e PMDB? Não, são todos os políticos atuais farinha do mesmo saco: incompetentes e parasitas naturais. Corrupção é só um detalhe, uma maneira de evitar que se denote tamanha ineficiência. Se expurgarnos esse mal, será muito bom para a sociedade.

    Quem defende família é tão besta quanto quem defende o PT. Cada um tem o direito de defender o que quiser. Mas limite-se a sua humilde condição e não ofenda se não quiser ser ofendida. Indo no mérito da ofensa da Chauí, aposto que ela se frustrou com o sexo oposto, deve ser mãe solteira que deve ter empregada doméstica e devia deixar os filhos em creches (escola de ensino de mal educação). Em suma, ela se ofende por aqueles que defendem família porque ela mesma fracassou em sua própria, e ela leva isso para o lado pessoal.

  4. Ela Odeia a Classe Média, mas ganha muito bem na USP,( não se sabe como ela tem condicões de dar alguma contribuicão na formacão de algum universitario destilando tanto Ódio)
    Ela Odeia a Familia, mas não deve ser filha de chocadeira, pois que me conste na epoca de seu nascimento não havia bebe de proveta, assim sendo seu caso fica devendo uma analise psicologica de traumas de infancia
    Ela defende Corruptos não por ignorancia, pois tem nivel superior, então podemos deduzir que ela aceita a corrupcao e talvez possa se beneficiar de algo ou temer a algo
    Creio que devemos acabar com a hipocrisia de Intelectuais de Esquerda ou mesmo de direita, pois ter um diploma não garante sanidade mental, muito menos honestidade de raciocinio, assim sendo basta de Teóricos de plantão defendendo a ilegalidade

  5. Me perdoem pelas palavras ma revolta agente no mínimo que a escola tinha que fazer e colocar um contra ponto para que a discussão fossem no mínimo democrática

  6. Engraçado pegar imagem de santo crucifixo enfia no cú para manifestar como fizeram com a visita do papa pode essa vagabunda bateu palmas falando que era liberdade de expressão quando mexeu no cuzinho dela ela apelou fez mínimo se o filho que tomou suspensão fosse o meu eu que ia tirar ele dessa escola cujo a mensalidade custa vários salários mínimos

  7. Marilena Chaui, filósofa PTralha diz que quem defende a família é uma besta. Ela fala com conhecimento de causa: NASCEU DE CHOCADEIRA.

  8. Eh simplismente inacreditaveu como vcs fala mau do PT e isquece do aecil e do PSDB seus golpista!!! FORA TEME!

  9. Realmente, quem defendo o PT não é besta. É um completo iludido ou ainda está recebendo um por fora ou está com o rabo preso morrendo de medo da lava jato.
    Essa senhora deveria ter é mais respeito com o proletariado. Eu trabalho desde os meus 14 anos e lutei muito para conquistar. Não ganhei nada do governo como esses paspalhos acham que tem que ser. Não sei porque chamam uma senhora que vive no século XIX para dar palestra para estudantes.

  10. muito interessante esse questionamento da chaui, o chefão do pt que ela tanto idolatra que é chegadão na familia é uma besta elevado ao cubo!….pois todo roubo que fez deixou a família arque milionária, isso que é gostar da familia!….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Não dá para acreditar que essa senhora, ainda tem espaço na sociedade brasileira. Certamente, é uma demente, e já demonstrou. Escolas ou outros órgãos que a apoiam, e convidam para palestras têm que ser vistoriadas. Fanáticos devem estar por ahí. Se família não tem valor, então estamos a pé. Vamos valorizar o que então…?? Mais uma loucura do partido PT e seus esquerdistas insanos. De acordo com eles o partido está acima da nação e da família.

Deixe uma resposta